Heathcliff Andrew Ledger nasceu em Perth, Austrália Ocidental, em 04 de Abril de 1979.
Era filho de Sally Ledger Bell, uma professora francesa, e Kim Ledger, um piloto de corridas e engenheiro de minas. Tinha três irmãs, Kate, Olivia Ledger e Ashleig Bell. Heath e sua irmã Kate receberam esses nomes como homenagem aos personagens principais do livro “Wuthering Heights” (“Morro dos Ventos Uivantes”) de Emily Brontë.
Ledger estudou na Guildford Grammar School, onde teve a sua primeira experiência de ator numa peça sobre Peter Pan, aos dez anos de idade.
Nosso “Gos da Semana”, apesar de ter nos deixado muito jovem, teve uma longa e produtiva carreira na TV e no cinema.
Sua primeira aparição foi na TV (quando ainda morava na Austrália), em 1988, com apenas nove anos, na série "Home and Away".
Quatro anos depois, em 1992, fez uma participação em “Clowning Around”. Ainda na TV, participou da série australiana “Ship to Shore”, em 1993.
Suas duas próximas atuações, também na TV, foram nas séries "Sweat", 1996, com o personagem Snowy Bowles, um ciclista homossexual, e "Roar", em 1997, no papel de Conor.
Ainda em 1997 fez sua primeira aparição nas telonas, no filme “Paws” (“PC - Digitando Confusões”), interpretando Oberon. No mesmo ano interpretou Toby, em “Blackrock” (“Assassinato em Blackrock”) e participou da série de TV "Bush Patrol".
Em 1999, já nos Estados Unidos, protagonizou o filme “10 Things I Hate About You” (“10 Coisas Que Eu Odeio Em Você”), no papel de Patrick Verona. No mesmo ano atuou no longa australiano “Two Hands” (“Duas Mãos”), no papel de Jimmy.
No ano 2000 foi Gabriel Martin, em “The Patriot” (“O Patriota”), atuando ao lado de Mel Gibson.
Em 2001, já reconhecido mundialmente, Heath Ledger protagonizou o filme “A Knight's Tale” (“Coração de cavaleiro”) com o personagem Sir William Thatcher (Sir Ulrich von Lichtenstein of Gelderland) e também atuou como Sonny Grotowski no filme “Monster's Ball” (“A Última Ceia”).
No ano seguinte foi Harry Faversham em “The Four Feathers” (“Honra & Coragem - As Quatro Plumas”).
Em 2003 estrelou como Alex Bernier, no filme “The Order” (“O Devorador de Pecados”) e como Ned Kelly, no filme de mesmo nome.
Foi durante as filmagens de “Ned Kelly”, em 2002, que nosso “gos” conheceu a atriz Naomi Watts, com quem namorou de agosto de 2002 até abril de 2004. Heath havia, antes, namorado as atrizes Lisa Zane e Heather Graham.
Em 2004, ele se envolveu com Michelle Williams, que conheceu durante as filmagens de Brokeback Mountain, tiveram uma filha. A lindinha Matilda Rose, nasceu em 28 de outubro de 2005 na cidade de New York. O padrinho da criança é nada menos que Jake Gyllenhaal e a madrinha é Busy Phillips, que atuara com Williams no seriado adolescente Dawson's Creek.
Com certeza 2005 foi o melhor ano da carreira de Heath. Ele atuou em QUATRO filmes, com papéis de grande destaque: “Lords of Dogtown” (“Os Reis de Dogtown”), como Skip Engblom; “Casanova” (versão fictícia), com o papel principal, Giacomo Casanova; “The Brothers Grimm” (“Os Irmãos Grimm”), como Jacob Grimm, protagonizando ao lado de Matt Damon (Will Grimm) e “Brokeback Mountain” (“O Segredo de Brokeback Mountain”), em que interpretou Ennis Del Mar, um cowboy homossexual do estado de Wyoming, EUA. Com esta performance, Ledger, recebeu indicações para os prêmios de melhor ator nos Globo de Ouro e no Oscar.
No ano seguinte, 2006, nosso “gos” interpretou Dan, em “Candy” e, em 2007, Robbie Clark, no filme “I'm Not There" ("Não Estou Lá”).
Ainda em 2007, no mês de agosto, Ledger e Williams terminaram devido à tumultuada agenda de compromissos de ambos. Nenhum dos dois confirmou ou negou o rumor. No começo de 2008, foi informado pela mídia que Ledger estava saindo com a modelo Gemma Ward.
Também em 2008 fez sua brilhante atuação em “The Dark Knight” (“Batman: O Cavaleiro das Trevas”), no papel do Joker (Coringa). Heath recebeu por seu desempenho neste filme, um ano após sua morte, o prêmio póstumo do Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante.
Heath foi encontrado morto dia 22 de janeiro de 2008, em seu apartamento. Depois de duas semanas de investigação, o IML de New York finalmente concluiu que a causa da morte havia sido por intoxicação acidental de remédios prescritos com efeitos calmante e sonífero.
O Funeral de Ledger aconteceu em Perth, Austrália, sua cidade natal, no dia 09 de fevereiro de 2008. Houve uma breve homenagem entre amigos e familiares. Ledger foi cremado e suas cinzas dispersas na sua praia australiana favorita, Cottesloe Beach. Após isso, seus parentes e amigos juntaram-se ao mar numa emocionante celebração coletiva, uma última homenagem ao jovem ator.
Sua última personagem foi Tony, em “The Imaginarium of Doctor Parnassus” (“O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus”), gravado em 2008. Com, a morte do ator durante as gravações, os produtores decidiram que Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell continuariam o papel de Heath Ledger no filme.
Heath pode ter nos deixado, mas seu legado e talento serão sempre lembrados por nós. E vamos combinar que ele era bonito por dentro e mais ainda por fora. E para relembrar essa beleza, aqui estão algumas “inspirações” para vocês:
















0 comentários:
Postar um comentário